_2.04.2018_

Instagram muda algoritmo e volta a priorizar as fotos recentes

A rede social passa a priorizar as imagens mais novas, buscando balancear as publicações recentes e relevantes no seu feed.

 

Recentemente o Instagram anunciou algumas mudanças, que vão permitir o maior controle dos usuários ao seu feed de notícias. Depois de abandonar a ordem cronológica e oferecer uma experiência personalizada, onde o aplicativo previa quais posts seriam mais adequados a cada pessoa, a rede social busca agora, oferecer equilíbrio entre as imagens recomendadas e a sua ordem cronológica.

A novidade fica por conta do botão “Novos Posts”, que permite a qualquer pessoa escolher se quer ver as imagens mais recentes ou se deseja continuar deslizando essas imagens e vídeos como antes. O grande desafio é deixar o feed com os posts em ordem cronológica, mas sem que os posts relevantes sejam perdidos pelo o usuário.

Mesmo sendo um pedido antigo de muitos usuários, a mudança não retorna com a ordem cronológica. De acordo com próprio Instagram, a atualização deve “garantir que as postagens mais recentes tenham maior probabilidade de aparecer primeiro”, indicando que algumas imagens ainda podem ficar fora da ordem de publicação, baseadas no algoritmo da plataforma.

Extinta desde 2016, a volta da ordem cronológica era um pedido de muitos usuários, insatisfeitos com a mudança. O grande problema é que o algoritmo antigo, que deveria mostrar as postagens que mais interessam a você, acabava, certas vezes, recomendando posts antigos, no lugar de imagens que seus amigos acabaram de publicar.

Outras novidades

Segundo o Instagram, o seu público é ouvido e, muitas de suas opiniões são levadas em consideração para realizar as alterações na plataforma. Outra novidade é que a atualização automática do aplicativo foi retirada, assim, não é preciso mais estar no topo da página e puxar a interface para baixo, tudo será feito através de um botão para atualizar o feed.